quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Teorias do surgimento da vida na Terra

-Teoria da Geração Espontânea, de Αριστóτέλης - Αristóteles 

A ideia de Aristóteles foi que vida poderia surgir de matéria sem vida, para explicar, por exemplo, como as coras vinham do lodo.

Mas já haviam cientistas contra essa teoria. Então em 1864, Louis Pasteur fez um experimento que acabou de vez com essa teoria. Redi e Spallanzani tentaram mas não foram tão bem sucedidos como Pasteur. O que ele fez foi o seguinte:
Ele ferveu caldo de carne em um balão de vidro com gargalo  em S. Quando o caldo esfriou, o ar entrou no frasco mas a poeira e os microorganismos ficaram na curva do gargalo. Quando o gargalo foi quebrado, os seres microscópicos entraram em contato com o caldo de carne.

Pasteur provou que os microorganismos surgiram do ar, e não por geração espontânea.

-Panspermia Cósmica, de Svante Arrenius

Como nenhum ser vivo sobrevive sem H²O, esse cara pensou que um cometa caiu na Terra a muitos anos atrás trazendo vida junto com ele e essa vida se espalhou pelo planeta. Mas então surge a dúvida, como surgiu a vida nesse cometa? Por isso essa teoria não ficou por muito tempo. Um cometa foi achado na Antártida por cientistas que faziam pesquisa por lá e descobriram que haviam compostos orgânicos fossilizados que só eram encontrados em seres vivos. De onde vieram esses compostos e por que estavam dentro do cometa? Pode ser que nenhum de nós descubra.

-Teoria da Evolução de Sistemas Químicos, por Oparin e Haldane.

A idéia desse cara era que a vida começou aqui na terra mesmo, formando a primeira célula viva.
Bom, vamos começar com a idéia que na terra naqueles tempos só existia na atmosfera CH4 (metano), 
NH3 (amônia), H2 (hidrogênio), CO2 (dióxido de carbono), H2O (na forma de vapor de água) e H2S (gás sulfídrico), além de N2 nitrogênio.

Sob elevadas temperaturas, com raios de tempestades e raios ultravioleta, os gases teriam se combinado, originando Compostos orgânicos (aminoácidos e ácidos graxos), que ficavam flutuando na atmosfera.
Com a saturação de umidade da atmosfera, começaram a ocorrer chuvas. Os aminoácidos eram arrastados para o solo. Em presença da argila  e submetidos a aquecimento prolongado, os aminoácidos combinavam-se uns com os outros, formando proteínas.
As proteínas se combinaram com o P (Fósforo) e se originaram os Coacervados.
Os coacervados englobaram células capazes de se duplicar. Assim, surgiu a primeira célula viva.

Essa primeira célula era muito simples e ainda não dispunha de um equipamento  capaz de produzir seu próprio alimento. Portanto eram heterotróficas. Com a evolução, mais tarde, surgiram as células autotróficas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário